Societário

Dissolução parcial de sociedade anônima fechada familiar

A ação de dissolução parcial de sociedade consiste em procedimento especial previsto no código de processo civil e serve como instrumento para que o sócio busque o seu desligamento da sociedade e recebimento de seus haveres mediante o reembolso de sua participação no capital social.

A princípio, o direito de recesso nas sociedades anônimas seria restrito à...

Redução de risco ao direito de retirada de sócio nas limitadas

No âmbito do contencioso societário, a jurisprudência considera as sociedades limitadas como sociedades de pessoas, vigorando a feição associativa pessoal entre os sócios e não o simples retorno do capital investido, o que possui implicações importantes no exercício de direito de retirada ou no desinvestimento do sócio.

Ainda que o código civil limit...

Novos quóruns de controle nas sociedades limitadas

O código civil foi objeto de alteração para a redução dos quóruns de deliberação dos sócios da sociedade limitada (lei 14.451/2022, em vigor a partir de 22 de outubro de 2022), passando a vigorar o princípio majoritário, sendo que a sociedade limitada também poderá ser controlada por sócio que detenha mais de 50% do capital social.

As...

Falecimento de sócio e partilha das quotas sociais

O falecimento do sócio inclui a participação societária (quotas das sociedades limitadas) na tutela dos bens deixado pelo de cujus, ainda que a partilha não tenha sido verificada hipótese em que a herança será uma universalidade sobre a qual os herdeiros deterão frações ideais não individualizadas.

Desde a abertura da sucessão (óbito)...

Cláusulas típicas de acordo de acionistas

Como instrumento para prevenir litígios societários, o acordo de acionistas impõe o dever de voto segundo o decidido pela maioria, ainda que vencido qualquer signatário, não se computando eventual voto contrário, buscando-se judicialmente o computo do voto mediante execução específica da obrigação assumida, sem prejuízo da responsabilização em ...

Ação de responsabilidade dos administradores

Existem duas espécies de ação de responsabilidade civil contra os administradores: (1) a "ação social", proposta pela própria companhia, quando previamente autorizada pela assembleia geral, buscando a reparação dos danos causados à sociedade; e (2) a "ação individual", proposta por qualquer acionista ou terceiro prejudicado, não dependend...

Administradores e riscos de atos gratuitos

Os administradores possuem o dever de diligência, assim entendido como atuação em conformidade com os padrões de gestão fixados pela ciência da administração de empresas, tratando-se de uma obrigação de meio e não de resultado, não respondendo por eventual desacerto em decisão negocial, quando tecnicamente amparada.

O dever de diligência...

Acordo de acionistas

Com previsão expressa na lei das sociedades anônimas, o acordo de acionista representa um importante instrumento para a estabilização das relações de poder na empresa, pois eventuais votos contrários ao estabelecido no acordo não serão computados na assembleia, se observados determinados requisitos legais.

O acordo de acionistas pode deliberar sobre (i) compra e venda d...

Abuso do poder de controle

Considera-se acionista controlador o (a) titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, a maioria dos votos nas deliberações da assembleia geral; (b) detendo o poder de eleger a maioria dos administradores da companhia e (c) utilizando, efetivamente, o seu poder para dirigir as atividades sociais e orientar o funcionamento dos órgãos da companhia.

A configuração...

Dividendos obrigatórios na sociedade anônima fechada

Constitui direito subjetivo do sócio o recebimento da parcela do lucro correspondente a sua participação societária, salvo na hipótese de deliberação da assembleia geral sem a oposição de qualquer acionista presente ou quando o dividendo obrigatório for incompatível com a situação econômica da companhia, sendo ônus do acionista demonstrar ...

Relevância do tipo societário no controle da sociedade

A escolha do tipo societário é fundamental para garantir estabilidade na tomada de decisões e o poder dos sócios que mais contribuíram para o capital social, e, uma vez adotado o tipo das sociedades limitadas, é possível efetuar o abrandamento do rigoroso quorum legal através de acordo de quotistas que garantam, previamente, a forma de votação em matérias previamen...

A aprovação das contas do sócio administrador

É vedado ao acionista administrador proferir voto acerca da regularidade de suas contas, eis que a aprovação das próprias contas constitui conflito formal de interesse, sendo hipótese de impedimento de voto, salvo quando os administradores forem os únicos acionistas da companhia fechada, quando impedimento inviabilizaria a votação.

Assim como a apreciação de sua...

Anterior    1    2   Próxima